Transformação de metano em biocombustível pretende regular o mercado de carbono, além de beneficiar bastante o Brasil e incentivar as empresas a serem mais sustentáveis
Na semana passada, o ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, declarou durante participação no programa Repórter Nacional, que o governo pretende transformar metano em biocombustível. O objetivo do programa, que será lançado em breve, é regular o mercado de carbono, além de beneficiar bastante o Brasil e incentivar as empresas a serem mais sustentáveis.
Transformação de metano em biocombustível
A transformação de metano em biocombustível segue a linha de um mercado de carbono que se abriu na Cop 26 – Confederação das Nações Unidas sobre o Clima, em 2021. Sendo assim, a ideia é incentivar que os países realizem projetos com menos emissão de gases, gerando créditos que podem ser comercializados.
Benefícios ao Brasil
Além disso, Joaquim Leite explicou também o porquê do Brasil ser um dos grandes beneficiados com este novo mercado.
Ele afirma que, ainda com a intenção de cumprir a meta de redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa, o governo regulamentou a política nacional de resíduos sólidos em janeiro deste ano.
Programa Zero Metano
Já o próximo passo é o lançamento do programa Metano Zero. Em relação a isso, o ministro explica que a transformação do metano em biocombustível pode substituir o diesel nas máquinas pesadas, em fábricas e em áreas rurais. Ele também explicou como funciona a produção do biometano.
Lançamento em breve
Por fim, o Programa Metano Zero deve ser lançado no próximo mês, por meio de um decreto que deve incentivar também o financiamento de grandes bancos para esse projeto.
*Foto: Unsplash