IdeiaGov também vai priorizar soluções para a Fundação Seade
No fim de fevereiro, ocorreu a terceira edição do Programa de Inovação em Governo, onde foram apresentados desafios. Após isso, foram abertas inscrições no site do IdeaGov, tanto para o SEDUC (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo) quanto para o Seade, encerradas em 26 de março.
Programa IdeiaGov
O programa IdeiaGov é um hub de inovação aberta do governo do Estado de São Paulo. Ele conecta pessoas e organizações com a missão de resolver desafios públicos para gerar impacto positivo na sociedade.
Liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do Estado de São Paulo e pela Procuradoria-Geral do Estado, o IdeiaGov é operado pelo Impact Hub e conta com diversos parceiros.
Desafios tecnológicos
Além disso, esta edição trouxe os desafios tecnológicos mapeados na SEDUC. As empresas selecionadas irão desenvolver e apresentar projeto de atuação para uma banca de avaliação. As escolhidas irão implementar a proposta e receber os benefícios do programa. Entre os quais: imersão, mentoria e cursos de capacitação.
De acordo com Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico:
“Nossa meta é garantir que nossos maiores desafios no Estado sejam resolvidos. E para isso, as soluções têm que ser aplicadas em escala na ponta, com apoio dos órgãos envolvidos. As startups devem aprender os desafios, desenvolver as soluções e criar os protótipos em ambiente de governo, e serem contratadas para implementar essas soluções em escala.”
Educação
Na área da educação, o objetivo é buscar soluções para auxiliar professores e gestores a diagnosticar a defasagem de aprendizagem dos estudantes. Além de ajudar em suas dificuldades e manter a curva de crescimento do ensino público estadual. Hoje esta rede conta quase 5,1 mil escolas, 250 mil profissionais da educação e 3,5 milhões de estudantes.
Por outro lado, para o Seade, o desafio lançado visa adotar ferramentas que ajudem a leitura automática de documentos registrados com alguma deficiência na leitura. Isso inclui baixa resolução de imagem ou inserida no formato errado prejudicando a identificação dos dados. Desse modo, evita-se o retrabalho na análise dos documentos e ainda agiliza a entrega e disponibilização ao público. Mensalmente, o órgão recebe em torno de 45 mil registros de nascimento e 35 mil certidões de óbitos.
Para o diretor-executivo da Fundação Seade , Bruno Caetano:
“Garantir que a população receba a vacina e efetuar a distribuição eficiente de insumos e equipamentos para os municípios, só é possível através do uso de inovação tecnológica que garante o processamento de dados em larga escala.”
SEDUC
A SEDUC exerce um papel essencial para a retomada do crescimento econômico do Estado para atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica.
Assim como também oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se: o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.
Ao todo, são 11 órgãos vinculados à secretaria como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo.
*Foto: Reprodução