Consumidores e meio ambiente revelam conexão por meio de pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ)
Segundo um estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita com 539 consumidores fluminenses, entre os dias 9 e 15 de agosto, sobre o consumo consciente revela que 79% dos entrevistados possuem hábitos que levam em consideração o meio ambiente, enquanto 14,1% não sabem dizer e 6,9% não levam em consideração.
Consumidores e meio ambiente
Além disso, o estudo sobre consumidores e meio ambiente revela que 57,1% dos participantes consideram que suas ações rotineiras possuem conexão com as alterações climáticas. Já 55,8% preferem consumir de empresas que adotam práticas socioambientais nos seus produtos e serviços.
O objetivo da pesquisa é identificar o posicionamento da população fluminense em relação aos problemas ambientais e as atitudes que as pessoas tomam ou não para minimizá-los.
A maior parte dos entrevistados, 93,3%, diz ter o hábito de apagar as luzes ao sair de um recinto. Enquanto isso, 83,3% fecham a torneira ao escovar os dentes. Ainda sobre os hábitos em casa, 72,9% têm o hábito de adquirir eletrodomésticos que funcionem com o menor consumo de energia, 14,7% lavam o carro com mangueira e 10% varrem/lavam a calçada com mangueira.
Resíduos
Já em relação aos hábitos que possuem com resíduos, 50,6% afirmaram separar o óleo de cozinha para reciclagem, 48,6% reduzem o uso de papéis e produtos descartáveis e 44,7% separam o lixo seco do lixo orgânico para reciclar.
Do total de entrevistados, 59,2% afirmaram consumir produtos com menor impacto para o meio ambiente. Isso inclui: lâmpadas de LED, 51,8% plantar árvores ou cuidar de jardins/plantas e 42,5% utilizam transporte público ou bicicleta, em vez de carro.
Alimentação e produtos pessoais
Nestes quesitos, 68,6% disseram que utilizam sobras de refeições para fazer uma nova refeição, 29,3% consomem produtos orgânicos e 27,5% não consomem produtos testados em animais.
Consumidores e meio ambiente – compras
Todavia, no setor compras, o destaque foi para os que verificam a validade de um produto antes de comprá-lo (83,7%). Enquanto isso, 79,2% costumam verificar, antes, se a embalagem do produto está danificada. 73,8% dos consultados disseram que verificam os armários e a geladeira antes de fazer as compras e 70,1% disseram que consomem produtos legalizados. Ou seja, não contrabandeados, originais, com procedência conhecida. Ainda sobre os hábitos nas compras, 62% dos entrevistados pedem a nota fiscal e 61% leem o rótulo de um produto antes da compra.
Coleta de lixo
Por fim, a pesquisa Consumo Consciente também quis saber o que ocorre com o lixo coletado nas ruas. 63,9% dos entrevistados disseram que o lixo é misturado na coleta, sem separação entre reciclável e orgânico, enquanto que 19,3% afirmaram que ele é tratado corretamente. Dos consumidores consultados, 16,1% não souberam dizer o que é feito com o lixo recolhido em suas ruas. Apenas 0,9% disseram que não há coleta.
*Foto: Reprodução/Edilson Rodrigues/Agência Senado