Contas do Twitter desativadas revelam insatisfação com a compra da plataforma por Elon Musk nos últimos 8 meses
Um estudo divulgado recentemente revelou que 20,6% dos usuários do Twitter desativaram suas contas nos últimos oito meses. Porém, 79,4% ainda permanecem na plataforma. Entre os principais gatilhos para o aumento no número de encerramento de contas está a escolha de preservar a própria saúde mental. Ou seja, não é só pelo fato de Elon Musk começar a demitir funcionários e a influência de celebridades que começaram a desativar seus perfis.
Contas do Twitter desativadas
Segundo o que foi divulgado na pesquisa, a aquisição de Musk, que agora ocupa a posição de CEO na sede do Twitter, não agradou muitos membros da plataforma. Além disso, o estudo que entrevistou 1.000 ex e atuais usuários da rede social no Brasil indicou que dos 20,6% dos membros desativaram suas contas do Twitter nos últimos oito meses; 68,2% são os millennials (pessoas nascidas após o início da década de 1980); e 15% pertencem à geração Z (nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010).
Principais motivos
Os principais motivos para a desativação de contas por parte dos usuários foram:
- Preservar a própria saúde mental (30,20%);
- Quando Elon Musk começou a demitir funcionários do Twitter (22,73%);
- Quando as celebridades favoritas dos usuários começaram a desativar contas (18,18%);
- Quando o usuário começou a ler notícias que o Elon Musk queria comprar a plataforma (15,15%);
- Quando Elon Musk assumiu o controle da rede social (13,74%).
Migração de contas do Twitter para outras plataformas
Ainda de acordo com o levantamento, 29% dos brasileiros criaram uma conta em plataformas semelhantes ao Twitter nos últimos meses. Entre os aplicativos mais baixados e utilizados pelos usuários entrevistados, estão: o concorrente Koo, com 37% da preferência; o Reddit teve 28,3% de adesão; e o Tumblr, teve 26%. No entanto, desses novos membros das plataformas, 72% ainda não desativaram a conta do Twitter. Enquanto isso, 21,7% disseram não ter certeza se irão desativá-la no futuro.
App Koo
Contudo, recentemente, o aplicativo Koo atingiu a marca de 1 milhão de downloads no Brasil, tornando-se um dos apps mais baixados do país.
Por fim, vale destacar que o Sul é a região do país onde mais brasileiros desativaram suas contas. Por outro lado, o Centro-Oeste é a região onde a maioria dos usuários ainda está ativa, com 86%.
*Foto: Reprodução