Melhor ambiente de negócios do país, capital gaúcha subiu 15 posições em ranking elaborado pelo Ministério da Economia
A cidade de Porto Alegre (RS) possui o melhor ambiente de negócios do Brasil. Isso porque a capital gaúcha subiu 15 posições em ranking elaborado pelo Ministério da Economia. Portanto, o município ficou em primeiro lugar no Índice de Concorrência dos Municípios 2022 (ICM), divulgado no último dia 9. A pesquisa, feita pela pasta de Economia, apresenta uma análise do ambiente de negócios das cidades baseada em leis e práticas municipais.
Melhor ambiente de negócios do país
Além disso, a pontuação final de Porto Alegre chegou a 654,2, o que a tornou o melhor ambiente de negócios do país, com maior índice entre as cidades participantes, sendo 38% a mais que a média nacional e 29% acima da média da Região Sul. Com o resultado, a cidade subiu 15 posições em relação a 2021.
Cidades participantes
Nesta edição, participaram 119 cidades. O grupo é composto pelos municípios, com mais de 250 mil habitantes e as cidades que se voluntariaram. No total, eles representam 43% da população nacional.
A pesquisa revelou que foram respondidas mais de 600 questões, relacionadas a nove áreas diferentes:
- empreendendo no município;
- infraestrutura;
- construindo no município;
- qualidade da regulação urbanística;
- liberdade econômica;
- concorrência em serviços públicos;
- segurança jurídica;
- contrato com poder público e;
- tributação.
Quesitos
Os melhores quesitos de Porto Alegre foram:
- Infraestrutura (76,5);
- Empreendendo no Município (74,8) e
- Segurança Jurídica (74,9).
Já na pontuação geral, em segundo lugar ficou Belo Horizonte (MG), com 618,64, e, em terceiro, Ponta Grossa (PR), com 603,13.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone:
“Ficamos felizes por colher os frutos do nosso trabalho. O resultado mostra que estamos colocando força nos pontos certos para que possamos avançar no desenvolvimento econômico de Porto Alegre, atraindo bons investimentos, fomentando o mercado local e deixando a cidade cada vez mais próspera no ambiente de negócios.”
Porém, a Região Sul ficou em segundo lugar, com média de 506,76, atrás da Região Centro-Oeste, com 516,04. Em contrapartida, Porto Alegre também obteve o 1º lugar na Região Sul em tributação. É o que reforça o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel:
“Modernizamos processos, reduzimos gastos e fomos pioneiros na implantação da mediação tributária no Brasil.”
ICM
O objetivo principal do ICM é analisar o ambiente concorrencial municipal por meio da coleta e geração de dados e informações, de modo a promover o avanço contínuo da qualidade regulatória, bem como as melhores práticas entre as cidades. É o que afirma o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm:
“Nosso esforço tem sido para modernizar a legislação e empregar tecnologias para melhorar o ambiente de negócios da nossa cidade. Nesse novo contexto, o poder público se dedica naquilo que realmente impacta na cidade e se consolida no papel de definir e fiscalizar as estratégias do desenvolvimento urbano.”
Por fim, em relação ao cálculo do resultado final, todas as notas obtidas em cada um dos capítulos foram somadas e normalizadas no intervalo de zero a mil pontos, sendo considerados mais bem avaliados aqueles municípios com nota mais próxima a 1000, e mais mal avaliados aqueles mais próximos a 0.
*Foto: Reprodução/Eduardo Beleske/PMPA