Fornecedores dos pequenos negócios no RJ; levantamento indica os principais atributos na escolha de um fornecedor
Em pesquisa inédita, o Sebrae Rio ouviu, entre os dias 17 e 22 de março, 498 donos de pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro para entender quem são os fornecedores que atendem ao MEI, microempresa e empresas de pequeno porte do estado. O estudo revelou que:
metade das empresas (50,9%) pesquisadas tem fornecedores de todos os portes;
24% compram apenas com os pequenos negócios;
e 23,3% somente com médias e grandes empresas.
De acordo com Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio:
“Pela sua estrutura, o MEI compra mais próximo do seu território e compra com mais frequência de outros pequenos negócios quando comparado às micro e pequenas empresas. Em contrapartida, as MPE possuem um percentual maior de fornecedores fora do estado do Rio, além de possuir mais empresas de médio e grande porte como fornecedores do que os microempreendedores individuais. O levantamento aponta os gargalos entre fornecedores e os motivos que levam as empresas a fazerem negócios. Os dados ajudam a entender as exigências de mercado e apontam caminhos para otimizar e fortalecer essa relação comercial entre os pequenos negócios.”
Fornecedores dos pequenos negócios no RJ
Além disso, a pesquisa sobre o perfil dos fornecedores dos pequenos negócios no RJ revelou que:
- 57,4% das empresas pesquisadas compram no estado do Rio e em outros estados;
- 29,7% compram apenas no Rio;
- 12,9% possuem fornecedores fora do estado.
Contudo, entre as empresas que possuem fornecedores de todos os portes, 28% compram mais de 50% dos pequenos negócios. Já 72% das empresas compram até 50% dos MEI, micro e pequenas empresas.
Fatores determinantes
Dentre as companhias pesquisadas, os fatores mais determinantes para a escolha dos fornecedores são:
- qualidade dos produtos;
- preço mais baixo;
- flexibilidade nas formas e prazo de pagamento;
- e prazo de entrega do produto.
Por fim, entre os fatores que comprometem a compra dos pequenos negócios estão os preços mais altos, baixa capacidade de fornecimentos e qualidade dos produtos.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Microsoft 365)