Políticas educacionais incluem sistemas de ensino para formar sociedades mais inclusivas
Na segunda quinzena de abril, o Ministério da Educação participou de discussão em Paris sobre políticas dos sistemas educacionais e ensino para sociedades inclusivas. E também houve atualização sobre as contribuições recentes do Grupo de Especialistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para Educação Superior.
Políticas educacionais e inclusão
Esta foi a 33ª Sessão do Comitê de Políticas Educacionais e a 108ª Sessão do Conselho Gestor do Centro para Pesquisa e Inovação Educacional da OCDE. Na ocasião, o encontro serviu para debater a digitalização da educação superior, e o mapeamento do Aprendizado ao Longo da Vida. Além disso, ainda houve a apresentação do documento “Panorama Geral sobre Competências 2023”.
Contudo, os países participantes debateram problemas e projetos recentes. Na sessão, foram abordados os seguintes assunto:
- o rápido avanço da inteligência artificial;
- a revisão do orçamento de 2022 do CERI e definição para 2023/2024;
- o fortalecimento do impacto da pesquisa educacional;
- o CERI como intermediador de conhecimento;
- a atualização sobre as inovações na educação;
- e o impacto da Covid-19 na educação.
OCDE
Além disso, vale destacar que a reunião do Comitê de Políticas Educacionais da OCDE é uma oportunidade de definir conexões com outros formuladores de políticas educacionais dos diversos países-membros e conhecer essas políticas nas diversas dimensões da educação.
Nesse sentido, entre elas, políticas para a educação infantil até a educação superior, incluindo as questões da liderança e gestão escolar, formação de professores e desenvolvimento de estratégias de implementação.
Por fim, Roseli Alves, chefe da Assessoria Internacional, afirmou que as discussões a respeito de questões comuns são aprofundadas e o foco é o de promover trocas de experiências, além de identificar soluções exitosas.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Taylor Flowe – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/4nKOEAQaTgA)