Empreendedorismo em MG, segundo pesquisa do Sebrae, cerca de 49% das pessoas à frente dos negócios são pardas ou pretas; trans, homossexuais e PCDs são minoria
A maioria dos empreendedores de Minas Gerais são: negros, cisgênero e heterossexuais. A conclusão é da pesquisa “Diversidade, Equidade e Inclusão”, realizada pelo Sebrae Minas em junho e divulgada recentemente. Tal levantamento revelou que a maioria das pessoas à frente dos negócios (49%) se autodeclara negra, sendo 38% pardas e 11% pretas. Os brancos empreendedores são 48%.
Empreendedorismo em MG
O estudo sobre o empreendedorismo em MG mostrou também que somente 4% dos donos de negócios são pessoas trans ou não binárias; enquanto 96% se declarou cisgênero. Homossexuais, bissexuais ou pansexuais são apenas 6% dos empreendedores, enquanto 90% são heterossexuais.
Além disso, apenas 3% dos microempreendedores pertencem ao grupo de Pessoas com Deficiência (PCD). Sendo a deficiência visual, a física e o espectro autista as mais citadas.
Relevância do tema
Mas, apesar da pouca diversidade à frente das empresas, a pesquisa mostrou que 50% dos entrevistados acreditam que o tema é muito relevante e 66% afirmaram que estimulam ações para maior inclusão dentro de suas empresas.
Já nas companhias que fazem promoção da diversidade, a maioria (66%) disse que investe em iniciativas para a igualdade racial, 45% promove ações de igualdade de gênero, 40% visa incluir pessoas mais velhas e 28% tem atividades voltadas aos direitos LGBTQIAPN+.
Mudanças pouco significativas
Por outro lado, se muitos empreendedores já reconhecem a importância da implementação de políticas de maior diversidade em seus negócios, a maioria dos entrevistados (77%) afirmou que não tem nenhum produto ou serviço voltado especificamente para minorias. Neste caso, quase 3% dos empreendedores também afirmaram que “diversidade” é um tema da moda, que logo passará.
A pesquisa também mostrou que, apesar de ter funcionários ou prestadores de serviços em seus empreendimentos, apenas 53% incluem algum tipo de diversidade no seu quadro profissional, sendo: racial (69%), etária (51%), gênero (47%) e LGBTQIAPN+ (42%).
A pesquisa “Diversidade, Equidade e Inclusão”, realizada pelo Sebrae Minas, ouviu 1.126 empreendedores, de todo o Estado, entre os dias 25 de maio e 6 de junho. O estudo completo você pode conferir no site Sebrae MG.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Desola Lanre-Ologun – unsplash.com/pt-br/fotografias/IgUR1iX0mqM)