Cooperação entre Unifor e UFPE busca realizar estudos com o Método de Análise Multicritério
A Universidade de Fortaleza é uma instituição que busca sempre aperfeiçoar seus estudos em inovação, mantida pela Fundação Edson Queiroz. Os resultados disso focam na sociedade e nos benefícios à população. é o que ocorreu, por exemplo com o capacete “Elmo”, desenvolvido em conjunto com pesquisadores da Unifor e que ajudou a salvar vidas na pandemia de Covid-19.
Unifor e UFPE – cooperação
Com o propósito de aprimorar a excelência na produção de conhecimento, a Unifor e UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) estreitaram uma parceria para o desenvolvimento de pesquisas com apoio do método científico Multicritério/FITradeoff. A conversa ocorreu no mês de maio, durante um seminário que apresentava a ferramenta voltada à educação.
À época do evento, o professor Sérgio Forte, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), selou um acordo com Adiel Teixeira, docente da UFPE, para o desenvolvimento de estudos na área de estratégia, com apoio da Análise de Multicritério. A proposta consiste em alinhar as equipes da Unifor e UFPE para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas com este tipo de método.
No entanto, a parceria ainda se encontra em fase informal e em processo de discussão. Estão sendo desenvolvidas ideias para aplicação em algumas experiências com o intuito de iniciar um piloto. Sendo assim, ambas instituições poderão aplicar a metodologia de Análise Multicritério em projetos futuros.
Análise Multicritério/FITradeoff
A ferramenta FITradeoff foi desenvolvida pelo professor Adiel Teixeira. Esse mecanismo atua como um ramo da área de Pesquisa Operacional, que trata sobre problemas de definição, cuja principal característica é a presença de múltiplos critérios de decisão.
Desse modo, a metodologia pode ser aplicada em diversas áreas, como planejamento urbano, gestão de projetos, recursos naturais, seleção de fornecedores, análise de investimentos e decisões ambientais, explica Adiel.
“O apoio à decisão multicritério pode ser desenvolvido nessa interação entre as duas instituições em vários contextos diferentes na gestão empresarial, destacando-se estratégia, governança corporativa, marketing estratégico, inovação e negociação e gestão de conflitos; podendo também incluir áreas de gestão pública, como no caso de segurança pública.”
Principais critérios
Na prática, o mecanismo seleciona os principais critérios de determinados produtos que estão em análise. E ao fim do processo define qual é mais aplicável para a definição de uma adversidade ou de uma solução, ressalta o professor Sérgio Forte.
“É uma metodologia que você compara projetos e produtos através de critérios e vai dando pesos por meio de especialistas.”
Além disso, um dos principais objetivos para dar início ao trabalho com a Análise de Multicritério nos programas de pós-graduação é disseminar essa nova ferramenta, por conta de sua capacidade de resolver problemas com diversos cursos alternativos de ação.
Perspectivas da parceria
Por outro lado, há várias formas de atuação entre as duas Universidades considerando todos os principais núcleos de uma instituição acadêmica. Acredita-se que, por meio da cooperação, resultados positivos sejam alcançados nas três dimensões — ensino, pesquisa e extensão —, assim como na melhoria do aprendizado dos alunos para o uso de métodos avançados de apoio à decisão.
Publicações conjuntas
E ainda é criada a possibilidade do desenvolvimento de publicações conjuntas entre a Unifor e a UFPE, assim como a obtenção de melhores resultados no processo de decisão nas organizações, escolhendo ações estratégicas que visem a melhoria de sua competitividade.
Setores da sociedade
Sérgio Forte, que também é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unifor, comenta que, com a sinergia realizada, os projetos futuros irão focar em pesquisas que podem beneficiar alguns setores da sociedade, além de programas de pós-graduação.
“A turma do Mestrado Interinstitucional Unifor/Ciesa poderá se beneficiar com projetos na área de segurança pública no Estado do Amazonas. Outra proposta é o desenvolvimento de estudos com o Grupo de Pesquisa Estudos Avançados e Aplicados de Estratégia (ESAE) em projetos de internacionalização de instituições privadas de ensino superior no Brasil. Outra linha de trabalho é no âmbito da responsabilidade social e ambiental de projetos de organizações públicas e privadas.”
Por fim, em parceria com a professora Lúcia Roselli, também docente da UFPE e que esteve envolvida na produção do FITradeoff, Adiel afirma que cursos online e presenciais poderão ser desenvolvidos entre a Unifor e a UFPE, além da possibilidade de atuação em consultoria no suporte às organizações.
*Foto: Reprodução/