10 cidades mais preparadas para o 5G, conforme pesquisa, avaliou adequação das instalações de infraestrutura dos municípios
Um estudo da Conexis avaliou adequação das instalações de infraestrutura dos municípios para instalação da rede 5G. Neste caso, Porto Alegre é a única capital no ‘top 10’. Confira também neste artigo a lista das 10 menos preparadas.
10 cidades mais preparadas para o 5G
Entre as 10 cidades mais preparadas para o 5G, a cidade de Americana (SP) lidera a lista dos municípios mais preparados, de acordo com a pesquisa divulgada pela Conexis neste mês.
Já o estado de São Paulo tem nove dos 10 municípios com melhores condições para a instalação e expansão da infraestrutura de telecomunicações.
Na oitava posição, Porto Alegre (RS) é a única capital entre os 10 primeiros colocados. Veja a lista:
- 1 – Americana (SP)
- 2 – Jacareí (SP)
- 3 – Pindamonhangaba (SP)
- 4 – Indaiatuba (SP)
- 5 – Jaú (SP)
- 6 – Mogi Guaçu (SP)
- 7 – Bauru (SP)
- 8 – Porto Alegre (RS)
- 9 – Itu (SP)
- 10 – Araraquara (SP)
Avaliação dos municípios
As pesquisas para este fim, com a realização da consultoria Teleco, a pedido da Conexis Brasil, avaliaram 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes.
Em relação às cidades mais bem colocadas, elas conseguem liberar a instalação de antenas em até 60 dias, simplificaram os procedimentos administrativos, possuem definição clara de processos e documentação, além de cobrar “taxas condizentes” ao valor necessário para o licenciamento.
Lei Geral das Antenas
Portanto, estas cidades estão adequadas à Lei Geral das Antenas, publicada em 2015, e que traz diretrizes para o licenciamento dessas instalações nos municípios.
Além de analisar a adequação à lei, a pesquisa considera também o processo de solicitação do levantamento, como a necessidade de fazer o pedido em mais de um órgão municipal ou o prazo para liberação.
Segundo o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari:
“As empresas têm cumprido o seu papel e estão investindo para a expansão do 5G, atendendo muito além das metas definidas pela Anatel, mas para que a nova tecnologia chegue a cada vez mais brasileiros é preciso que o poder público municipal mantenha um ambiente favorável para a implantação e expansão das infraestruturas de telecomunicações em seu território.”
Piores colocados
Por fim, a pesquisa avaliou ainda as 10 últimas cidades do ranking, com as piores condições para instalação da infraestrutura 5G. São elas:
- 192ª: Alvorada (RS)
- 193ª: Maricá (RJ)
- 194ª: Ipatinga (MG)
- 195ª: Taboão da Serra (SP)
- 196ª: Palmas (TO)
- 197ª: Maracanaú (CE)
- 198ª: Olinda (PE)
- 199ª: Caucaia (CE)
- 200ª: Jundiaí (SP)
- 201ª: Petrolina (PE)
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/cidade-conectada_905692