Luta contra a desinformação inclui projetos de cidadania da Escola Judiciária Eleitoral como estratégia concreta neste combate
Na última quinta-feira (28), o Grupo de Pesquisas em Direito Eleitoral, Ciência Política e Geografia Política da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) realizou seu 4º Colóquio, que discutiu o tema “Democracia, ética e educação: caminhos no combate à desinformação”.
Luta contra a desinformação
Os debates acerca da luta contra a desinformação foram coordenados pela professora Mary Natsue Ogawa, doutora em Educação e chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP) da EJE-PR, e por Rafael Pereira de Menezes, doutor em Filosofia e chefe da 3ª Zona Eleitoral de Curitiba.
Participaram ainda dos debates as servidoras Andrea Rolim de Moura, da 140ª ZE de Marmeleiro; Shalimar Wassilewski, da 63ª ZE de São Jerônimo da Serra; Daniele Artigas e Melissa Formighieri de Souza, da SECP; e os servidores Vitor Zanardi Pires, da 56ª ZE de Carlópolis; Rafael Antônio Costa, da 79ª ZE de Ibaiti; e Daniel Galuch Junior, da Seção de Aprimoramento Eleitoral, Memória Institucional e Biblioteca (SAEMIB).
Como foram os debates
O Grupo de Pesquisa responsável pelo 4º colóquio realizou uma análise profunda para compreender por que uma parcela substancial da população tende a aceitar as notícias falsas como verdades incontestáveis. Para isso, lançou mão dos princípios da neurociência e de pesquisas dedicadas ao tema, delineando como o cérebro humano reage diante da desinformação. Isso inclui a exploração dos fenômenos conhecidos como:
- viés de confirmação;
- dissonância cognitiva e;
- raciocínio motivado.
Os debatedores defenderam que os pilares do conhecimento, da informação precisa e da ética são fundamentais para promover um raciocínio lógico, embasado na verdade e no bem coletivo. Além disso, o grupo chegou à conclusão de que a educação desempenha um papel central no enfrentamento da desinformação e apresentou os projetos de cidadania desenvolvidos pela SECP como uma estratégia concreta para contribuir com uma educação política sólida.
Preparar a juventude
Esses projetos, como o Parlamento Jovem, o Por dentro da Justiça Eleitoral, e o Você e o Voto #Mecontaaí, possuem o propósito de preparar a juventude para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, orientado para a construção coletiva de uma sociedade mais informada e engajada.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-fundo-de-jornal_29015965