Viajar a negócios, segundo pesquisa, 57% dos brasileiros que viajam nestas condições possui saúde e segurança como seus maiores receios
A grande maioria dos viajantes de negócios brasileiros quer pegar a estrada nos próximos 12 meses. é o que revelou a 5ª edição da “Pesquisa Global de Viagens de Negócios”, da SAP Concur. O levantamento mostrou que 86% estão muito dispostos a viajar (em comparação com 67% globalmente), um aumento de 11 p.p em relação aos 75% do ano passado. Contudo, 54% não estão satisfeitos com a frequência de suas viagens, com 28% viajando mais do que gostariam, um aumento de 15 pontos sobre os 13% de 2022.
Viajar a negócios
Os dados nacionais revelam ainda que 95% dos entrevistados recusariam viajar a negócios por algum motivo, como segurança ou preocupações sociais, sobre viajar para certas partes do mundo (51%) e preocupações com a saúde ao viajar para um destino (41%) sendo os motivos mais comuns. Além disso, 38% recusariam uma viagem de negócios que não tivesse flexibilidade para fazer ajustes fora da política da empresa.
De acordo com a pesquisa, 57% dos brasileiros que viajam a negócios têm saúde e segurança como seus maiores receios e 60% deles mudaram sua hospedagem durante a viagem nos últimos 12 meses por não se sentirem seguros de alguma forma. 26% disseram ter sentido medo durante uma viagem de negócios, especificamente (37%) devido a conflitos locais ou internacionais atuais.
Inflação
Mais de um quarto (27%) citam a inflação como uma das maiores ameaças às viagens de negócios hoje. Segundo os dados, 83% das pessoas já foram afetadas pela incerteza econômica, incluindo reduções nos orçamentos de viagens (54%) e viagens noturnas, sendo esta última exigindo mais retornos no mesmo dia (37%). Um dado relevante da pesquisa foi que os viajantes pretendem reduzir seu impacto ambiental combinando viagens próximas em uma mais longa (32%) e priorizando viagens com distâncias mais curtas (31%). E aproximadamente 1 em cada 5 (18%) recusaria uma viagem pelo impacto ambiental das viagens.
“A pesquisa mostra que tanto no Brasil como no mundo as pessoas estão com mais vontade e disponibilidade de viajar a negócios, o que é um bom sinal para este setor, que movimenta vários outros aspectos da economia, como transporte, hotelaria e alimentação, por exemplo. Percebemos também que os viajantes estão mais conscientes e desejam viajar com tranquilidade e responsabilidade socioambiental”, afirma Denis Tassitano, vice-presidente de SAP Concur América Latina e Caribe.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/businessmen-walk-call-phone-viagem-de-negocios-de-bagagem_3222477