Guerra Israel X Hamas, segundo pesquisa da Radar Febraban, maioria das pessoas estão preocupadas com os efeitos do conflito
A guerra entre Israel e o Hamas é motivo de preocupação para 83% dos entrevistados pela pesquisa Radar Febraban entre os dias 12 e 16 de outubro. O levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas para a Federação Brasileira de Bancos, com 2.000 pessoas de todas as regiões, mostra que a maioria das pessoas acredita que a crise no Oriente Médio vai prejudicar a economia no Brasil de alguma forma.
Guerra Israel X Hamas
Mas, apesar da guerra Israel X Hamas, os entrevistados se mostraram otimistas sobre a economia. A opinião de que o Brasil está melhor este ano do que em 2022 manteve-se em 48%. Já a avaliação de que o país está igual caiu 3 pontos (30%), e os que identificam piora oscilaram de 19% para 20%.
De acordo com o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE:
“A guerra entre Israel e Hamas acontece em meio a notícias positivas e negativas sobre a economia. De um lado, Copom e Banco Central estimam o crescimento da renda disponível das famílias brasileiras e queda da inflação e de outro lado o IBGE registra recuo no varejo no terceiro trimestre e o Índice de Atividade Econômica do Banco Central indica recuo na atividade econômica entre julho e setembro.”
Programa Desenrola Brasil
Além disso, a pesquisa revela também que aumentou o nível de conhecimento do brasileiro sobre o programa Desenrola Brasil, que passou de 70% em setembro para 75% em outubro. Por outro lado, há um problema: 57% dos entrevistados desconhecem a nova fase do programa e a plataforma online do Desenrola Brasil, que pressupõe um cadastro de nível prata ou ouro no portal gov.br.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/cidade-asiatica-vista-panoramica_889478