Pesquisa pré-Davos revelou ainda que as empresas estão preocupadas com pressões crescentes da inteligência artificial generativa (IA) e climáticas
Executivos globais estão cada vez mais preocupados com a viabilidade, a longo prazo, de seus negócios. Foi o que revelou uma pesquisa pré-Davos da PricewaterhouseCoopers, com pressões crescentes da inteligência artificial generativa (IA) e das perturbações climáticas.
Pesquisa pré-Davos
De acordo com o presidente global da PwC, Bob Moritz, no Reuters Global Markets Forum (GMF), antes da reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, em relação à pesquisa pré-Davos:
“Há 55% que pensam que não precisam mudar radicalmente, e eu diria que isso é um pouco ingênuo porque o mundo está mudando muito rápido ao seu redor.”
Avanços na IA
Os avanços na IA generativa estavam no topo das preocupações da maioria dos entrevistados, com quase 75% prevendo que isso mudaria significativamente os seus negócios nos próximos três anos.
A maioria espera que a IA exija formação em novas competências para os funcionários. Enquanto isso, muitos expressaram preocupações sobre os riscos de segurança cibernética, a desinformação e a parcialidade em relação a grupos específicos de clientes ou funcionários.
“Se você olhar apenas para as mesmas habilidades, acho que sim, haverá impacto”, disse Juergen Mueller, diretor de tecnologia da SAP, referindo-se às perdas de empregos e ao congelamento de contratações em cargos juniores no setor de tecnologia.
“Portanto, o que você precisa é de pessoas ainda mais qualificadas”, disse Mueller à GMF em Davos.
Inquérito da PwC
O inquérito da PwC também revelou um maior enfoque nas preocupações ambientais que pressionam as margens, com quatro em cada dez executivos a afirmar que aceitariam retornos mais baixos para investimentos amigos do clima.
Crescimento global
Por outro lado, em geral, as empresas estavam mais confiantes no quadro do crescimento global, com 38% otimistas quanto ao crescimento, o que foi mais do dobro dos inquiridos em 2023.
Entretanto, também estavam menos otimistas quanto ao crescimento das receitas no próximo ano, com 37% confiantes na sua capacidade de aumentar as receitas, contra 42% em 2023.
“A capacidade de aumentar as taxas e os preços não é tão fácil como nunca… essa será uma tendência que provavelmente veremos nos próximos dois a três anos”, disse Moritz.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/empresario-maduro-pensativo-em-terno-formal-e-oculos-em-pe-perto-da-parede-de-vidro-do-escritorio-olhando-para-longe-copie-o-espaco-conceito-de-retrato-de-negocios_12615921