Comunidade Quilombola Povoado do Moinho oferece comida farta aos visitantes
Situada no coração do Cerrado, na Chapada dos Veadeiros (GO), o Povoado Quilombola do Moinho em Alto Paraíso de Goiás é um verdadeiro roteiro cultural. Isso porque encanta os visitantes com sua rica herança histórica e paisagens exuberantes. Além disso, o Povoado do Moinho dá a oportunidade única de vivenciar o que há de melhor na gastronomia, artesanato e hospitalidade daquele povo.
Comunidade Quilombola Povoado do Moinho
Ao chegar à Comunidade Quilombola Povoado do Moinho, os visitantes se deparam com a rica história local. Com aproximadamente 500 habitantes, a comunidade foi fundada em um antigo moinho de água do século XVIII, e mantém tradições de práticas agrícolas sustentáveis, preservando conhecimentos sobre plantas medicinais e tornando-se guardiãs do cerrado nativo.
Quem visita o lugar tem a chance de tomar um bom café e ainda ouvir uma boa prosa. Isso porque em uma mesa repleta de variedades feitas pela anfitriã, Dona Irany, o turista pode saborear as delícias enquanto ouve as ricas histórias do Moinho e de sua família.
Segundo o presidente da Associação Quilombola Povoado do Moinho, Lucas Moura:
“Esta é uma comunidade que existe a mais de 250 anos e depois da certificação da Fundação Zumbi dos Palmares, em 2014, as pessoas têm nos procurado para conhecer mais sobre as histórias do que nossos pais faziam, nossos avós faziam e o que a gente aprendeu, então hoje, poder trabalhar e tirar renda do que a gente faz no dia a dia é gratificante e o Projeto tem um cuidado muito grande com isso.”
Após aproveitar a deliciosa refeição é possível conhecer as lindas paisagens do cerrado em um passeio a cavalo.
Paladar aguçado
Vale destacar que o paladar é aguçado a cada experiência. Caldo de cana de açúcar, leite e temperos se misturam em uma receita que dá forma ao “Tijolo”: doce tradicional da comunidade. Portanto, os amantes de doce podem ser recebidos na varanda da Dona Conceição e do Sr. Domingos que dão as boas-vindas aos visitantes para a preparação e degustação do doce de leite cortado. E quem prova diz que é uma delícia!
A hora do almoço é parada obrigatória na Dona Conceição. Por lá, os visitantes encontram uma saborosa comida caseira. Frango ensopado e carne de panela são os principais pratos servidos. Já a sobremesa é a Rapadura do Moinho, uma herança cultural da comunidade.
Oficinas
Para o lanche da tarde, opções não faltam, como o Pão de Queijo do Moinho. Com o propósito de disseminar a história culinária do povoado, há uma oficina, onde os visitantes conhecem uma receita do alimento feita pela Dona Irany, que aprendeu com sua avó. Outra opção é o Sucoco Lanches, que se encontra em local privilegiado, em frente a uma bela floresta do Cerrado, no caminho para as cachoeiras dos Anjos e dos Arcanjos, ou as delícias da Dona Cici, com a oficina de chips de banana, batata doce e mandioca.
Além de sua riqueza cultural, o Povoado do Moinho está localizado nas margens do Rio São Bartolomeu, entre as serras imponentes do Paranã e da Água Fria. Cercado por rios cristalinos, cachoeiras e colinas, o local oferece uma paisagem de encher os olhos e a vontade de vivenciar toda essa experiência.
Mulheres na gastronomia
Vale dizer que cada vez mais mulheres vêm se destacando na gastronomia em todo o país. Neste caso, muitas delas passam seu conhecimento para outras que desejam começar a empreender e ter uma vida financeira independente. É o caso da chef de cozinha Taiza Krueder, idealizadora do projeto Clara in Casa, com receitas fáceis de fazer. Recentemente, ela expandiu as receitas por meio de um canal no WhatsApp. Mas antes de tudo isso, Taiza dá apoio e mentoria a outras mulheres empreendedoras, que assim como ela, são exemplos de inspiração em suas comunidades.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-frontal-da-refeicao-deliciosa-de-acao-de-gracas_9465518.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=4c1a4d16-a3a3-44b5-b2f1-74ee3a9777ed