Reels de gastronomia nos convida a experimentar novos sabores
Segundo o “Year on Tik Tok 2023″, o relatório anual da rede social, o vídeo com maior número de visualizações é o do criador @thezachchoi, conhecido por seus vídeos de culinária com efeitos ASMR. O vídeo mostra a preparação de um prato com frango que deixou os ‘espectadores’ com água na boca. Além disso, a comida, receitas e restaurantes ganharam um lugar muito importante nos vídeos rápidos, o que também se reflete nos Reels do Instagram.
Sendo assim, o portal Metro World Newss revisou recentemente as chaves na hora de construir um reel gastronômico. E o primeiro passo é escolher o local, que deve ser atraente, abundante e despertar o desejo de “quero ir lá”.
Reels de gastronomia
Entre os reels de gastronomia mais atraentes da rede social, merece destaque ‘Somos Perú Buffet’, um dos primeiros restaurantes de rodízio inaugurados antes da pandemia e que, ao reabrir, se tornou um dos buffets mais procurados de Santiago. “Quis fazer a diferença em relação a outros restaurantes peruanos, por isso tive a ideia de criar este novo local, com um buffet onde os clientes podem experimentar de tudo sem pagar a mais”, comenta César Valerio, proprietário da cadeia gastronômica Grupo Valerio, com mais de 20 anos no país e com 16 restaurantes de alta gastronomia peruana em Santiago, La Serena e o recém-inaugurado Machu Picchu em Copiapó.
A comida entra pelos olhos
Todavia, vale lembrar que ceviche, tiraditos, polvo ao azeite, saladas, batatas à huancaína, lomo saltado, asas de gallina, tamales, criollos, pastel de papas y secos, fazem parte de uma ampla gama de produtos disponíveis para os comensais do Somos Perú Buffet se deliciarem sem restrições. E ao vê-los, despertarão sua fome. Isso porque a presença de cores variadas e a qualidade visível da comida chama a atenção nos reels.
Mas é só no TikTok?
Por outro lado, quem não é tão adepto desta rede social que, em sua maioria, é composta por pessoas mais jovens, há outras opções ligadas à gastronomia. E uma delas é a chance de publicar receitas saborosas por meio do WhatsApp. É o que pretende fazer em breve a chef de cozinha Taiza Krueder, idealizadora do projeto Clara in Casa, iniciado na pandemia. Agora, Taiza quer democratizar suas receitas via WhatsApp, alcançando um número maior de pessoas.
E os reels de culinária?
Mas voltamos aos reels, se “as cores, a aparência da comida e a decoração do local” são a chave para os Reels de restaurantes, como o exemplo mencionado, ao cozinhar o esquema muda um pouco: foca nas sensações que o processo gera.
“Se você for usar ‘suco de limão’ em seu reel, tente mostrar o momento em que o espreme, quase como se quisesse fazer com que a acidez da fruta atravessasse sua tela”, comenta Catalina Gonzalez, psicóloga e analista de redes sociais. Ela acrescenta ainda que é preciso estudar os efeitos desses vídeos nas pessoas e “eles podem ser uma ótima alternativa para o marketing, pois transmitem sensações. Por um lado, ‘o desejo de estar lá’ em relação a lugares, e por outro lado, a curiosa capacidade de ‘sentir a comida’ à medida que a preparação de uma receita avança”, explica. Ela dá como exemplo os liquidificadores, onde é possível ver a mudança de textura de uma preparação.
Convite à experimentar novos sabores
Por fim, Gonzalez afirma que “o importante é que isso seja um convite para as pessoas se levantarem e irem experimentar ou cozinhar, e que não acabe sendo como o fenômeno das crianças que assistem streamers jogando em vez de jogar. Tente viver a vida não através dos outros e das telas”, adverte a profissional. “Até pode ser um espaço para aprender”, destaca Gonzalez, mencionando canais do Instagram como o “Ciência e Cozinha”. “Ele mistura conhecimento, sensações e dá vontade de cozinhar”, avalia.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/blogueira-de-culinaria-feminina-fazendo-streaming-em-casa-enquanto-cozinha_11326275.htm#fromView=search&page=1&position=3&uuid=4a725b37-94e1-4948-8c06-97532dbef916