Pouco mais metade consegue, mais precisamente, 52%, consegue concluir este nível educacional de modo adequado; entenda mais
Uma pesquisa do Observatório da Fundação Itaú revelou que a metade dos alunos das escolas brasileiras não consegue concluir o ensino fundamental dentro da idade certa e com trajetória regular. Ao longo deste artigo, você entenderá o porquê desta porcentagem.
Estudo sobre ensino fundamental
Para a realização deste estudo, foram analisados dados entre 2007 e 2019, de alunos brasileiros nascidos entre 1º de julho de 2000 e 30 de junho de 2005.
A parte positiva deste levantamento é que 52% dos indivíduos nascidos entre 2000 e 2005 conseguiu concluir o nível fundamental na idade adequada, ou seja, nove anos. E 41% encerraram o ensino médio na idade esperada, doze anos.
Por outro lado, existe a preocupação no sentido de que em torno de 10% dos estudantes saíram da escola antes de completar o nível fundamental. E no ensino médio o percentual é mais alarmante, de aproximadamente 28%.
Nível Socioeconômico do ensino fundamental
Do ponto de vista do Nível Socioeconômico (NSE), o ensino fundamental se mostra baixo, com 38%. Enquanto isso, os que têm um NSE mais alto é de 70%.
Alunos indígenas
Ainda há a questão dos estudantes indígenas serem os mais prejudicados neste levantamento, com 23% de trajetória regular. Seguidos pelos estudantes pretos e pardos, com números entre 46% e 41%. Por sua vez, os alunos brancos possuem um índice de 62%.
De acordo com Esmeralda Macana, coordenadora do Observatório da Fundação Itaú, este resultado é alarmante do ponto de vista étnico e de raça. Isso porque entre os alunos brancos, são seis em cada dez alunos que possuem trajetória regular. Porém, na população negra, este nível é cada vez mais baixo. No caso, ficam quatro em cada dez estudantes com trajetória regular. Por fim, em indígenas é dois em cada dez. Para ela, todos esses fatores só demonstram o quanto ainda há uma desigualdade imensa no Brasil.
Estudantes com deficiência
Já em relação a estudantes com deficiência, a cada 100 alunos, 78 deles não concluem o ensino fundamental na idade correta. Neste caso, o levantamento indica que mais da metade dos estudantes com deficiência, quase 64%, possuem trajetórias com irregularidades.
Trajetórias educacionais
O período que compreende o ingresso no sistema educacional até seu término, chamamos de trajetórias educacionais. E no momento atual eles são considerados poucos regulares em relação aos estudantes da educação básica. Entretanto, o que chama a atenção é a regularidade desse ponto em estudantes do sexo masculino, que estudam em escolas de baixo nível socioeconômico, com deficiência, negros e indígenas.
Indicador de trajetória educacional
O indicador de trajetória educacional é construído a partir de informações sobre as matrículas dos estudantes em cada ano escolar, a situação do estudante ao final do ano letivo, bem como sua situação no ano letivo subsequente. Porém, também são verificadas também as variáveis como: sexo, raça/cor e necessidades especiais do “censo escolar”. Além disso, as informações sobre o nível socioeconômico das escolas são calculadas com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Cadastro Único. Sendo assim, este tipo de estudo é capaz de monitorar a garantida do direito à educação, além de acompanhar a qualidade do ensino brasileiro.
Método de pesquisa sobre ensino fundamental
Por fim, a pesquisa foi baseada no acompanhamento do aluno ao longo de sua passagem pelos níveis fundamental e médio. Foram observados dois pontos de análise: a trajetória de nove anos, do 1º ao 9º ano, e a trajetória de 12, que é o período completo, do 1º ao 9º ano, mais o ensino médio.
A partir dessa triagem, foram analisados dados do banco longitudinal do Censo Escolar da Educação Básica de 2007 a 2019, analisando a população nascida entre 1º de julho de 2000 e 30 de junho de 2005.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-de-uma-jovem-estudante-frequentando-a-escola_76552055.htm#fromView=search&page=1&position=7&uuid=08fc1c1e-87f1-4f0c-b615-c17ddf7011ea