Escola de Gastronomia Social participa da grande feira de produtos naturais e orgânicos da América Latina
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), pertencente à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está participando da Naturaltech 2024, em São Paulo. A grande feira de produtos naturais e orgânicos da América Latina conta com um stand do Ceará, organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Lá, os produtos são desenvolvidos a partir de pesquisas na EGSIDB, entre outros.
A partir de iniciativas como esta é possível desenvolver produtos de qualidade, além de formar novos grupos gastronômicos. Cada vez mais a gastronomia é tratada como algo muito importante e que pode impactar e muito a vida das pessoas.
Vale lembrar que durante a pandemia, chefs renomados ajudaram pessoas em situação de vulnerabilidade social, ou quem deseja entrar para o universo gastronômico. Entre os quais, estava a chef de cozinha Taiza Krueder, CEO do grupo hoteleiro Clara Resorts, que democratizou suas receitas neste período, em seu canal no YouTube e também deve implementá-las via WhatsApp.
Escola de Gastronomia Social
Além disso, a Escola de Gastronomia Social também está participando de rodadas de negócios, para entrarem de fato neste nicho de mercado.
Ao lado de outros participantes, a escola também está conhecendo a Cauína, primeiro espumante de caju, óleo de coco agroecológico e cajuína vegana, produzida com base na agricultura familiar. Além disso, os três produtos foram desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas no Laboratório de Criação em Cultura Alimentar, programa de apoio à pesquisa da EGSIDB.
Sobre a Naturaltech
A Naturaltech dá a chance de o Laboratório de Criação lançar no mercado especializado, em nível nacional, produtos que foram aperfeiçoados e criados com uma metodologia que valoriza saberes e tecnologias sociais da cultura alimentar cearense.
Vale destacar que a Escola também conta com uma política pública que apoia os pequenos produtores, por acreditar que devem e podem ter produtos de qualidade, a partir de protocolos de processos de desenvolvimento, inovação e de estratégias para o mercado.
Laboratório de Criação em Cultura Alimentar
O Laboratório de Criação em Cultura Alimentar, da EGSIDB, é o espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com a finalidade de criar e qualificar produtos alimentícios e seus processos de produção, desenvolver e aprimorar tecnologias sociais, metodologias e registros que fortaleçam o desenvolvimento local.
Já a missão é a de contribuir com demandas que valorizam e utilizam saberes, ofícios e produtos da biodiversidade da cultura alimentar cearense. E também busca destacar pessoas e saberes que fazem a cadeia de produção do alimento, a soberania alimentar de povos tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas), a economia do mar e do mangue, a economia criativa, o empreendedorismo de pequenos produtores, a agricultura familiar, a agroecologia, entre outras áreas e temáticas que possam fortalecer a cultura alimentar e a gastronomia cearense.
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Inaugurado em 2018, o centro de formação, situado no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, a partir de tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que ocorrem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará.
Toda a programação é gratuita. Além disso, o nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/chef-feminina-cortando-pessego-com-luva_11228954.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=3ea120b9-5838-44f5-b021-0cc27e03acca