Prioridade para os brasileiros tem a ver com ano de queimadas e enchentes, revela pesquisa RADAR FEBRABAN
Diante de mais desastres, como queimadas e enchentes pelo Brasil, pela primeira vez os brasileiros estão mais preocupados com a preservação do meio ambiente. Tal fator ultrapassou a fome e a pobreza. É o que revelou a última pesquisa RADAR FEBRABAN – que perguntou em quais áreas deve merecer mais atenção do governo nos próximos meses. Sendo assim, em resposta estimulada, 5% dos entrevistados ficaram acima daqueles que elegeram a fome e a pobreza como prioridade (4%).
Prioridade para os brasileiros
Em comparação com o mesmo levantamento feito há um ano (junho de 2023), o meio ambiente como prioridade para os brasileiros subiu de 2% para os atuais 5%. Enquanto isso, a fome e a pobreza caíram quatro pontos percentuais na avaliação, passando de 8% para os atuais 4%.
Por sua vez, na região Sul do país, preservar a mata, fauna e flora, foi citada por 8% da população. Além disso, na pesquisa anterior a esta, a preocupação era algo mais distante, uma vez que só foi lebrado por 3% dos entrevistados, ficando em oitava posição na lista de prioridades.
No estudo deste ano, é a quinta opção mais citada, ficando atrás de outros temas que geralmente recebem mais menções como prioritários: saúde (29%), emprego e renda (15%), inflação e custo de vida (15%) e educação (11%). Fome e pobreza foram lembradas por 4% das pessoas na região.
Região Centro-Oeste
Já no Centro-Oeste, o índice daqueles que apontaram o meio ambiente como prioridade subiu de 2% em junho de 2023 para 6% este ano. Na lista de prioridades, ele também cresceu e já ocupa o quinto lugar na pesquisa – era o oitavo há 12 meses. As maiores prioridades apontadas pela população do Centro-Oeste foram: saúde (32%), emprego e renda (26%), educação (12%), e inflação e custo e vida (10%).
Região Norte
No Norte do país, o índice daqueles que indicaram o meio ambiente como prioridade cresceu de 3% em junho de 2023 para 4% este ano. Apesar do crescimento de apenas um ponto percentual, ele está no sexto posto na lista de prioridades da pesquisa, superando inflação e custo de vida (tinha 9%, agora tem 3%) e fome e pobreza (tinha 8%, agora tem 1%). As maiores prioridades apontadas pela população do Norte foram: saúde (35%), emprego e renda (30%), educação (10%), segurança (8%) e combate à corrupção (7%).
Região Nordeste
No Nordeste, o índice daqueles que apontaram o meio ambiente como prioridade cresceu de 1% em junho de 2023 para 5% este ano. Foi o maior aumento percentual registrado entre todas as regiões. Na lista de prioridades, ele está agora no sexto posto da pesquisa, empatado com fome e pobreza (em 2023, era oitavo). As maiores prioridades mencionadas pela população nesta região foram: saúde (33%), emprego e renda (23%), segurança (11%), educação (8%), inflação e custo de vida (6%) e fome e pobreza (também 5%).
Região Sudeste
No Sudeste, o índice daqueles que apontaram o meio ambiente como prioridade partiu de 2% em junho de 2023 para 4% este ano. Na região, a fome e a pobreza ainda ultrapassam o meio ambiente como prioridade. Por sua vez, o meio ambiente permanece com o oitavo posto na pesquisa – era também o oitavo há 12 meses. As maiores prioridades indicadas pela população do Sudeste foram: saúde (29%), emprego e renda (23%), inflação e custo e vida (12%), educação (9%), segurança (9%), fome e pobreza (5%) e combate à corrupção (5%).
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/fogo-na-estepe-a-grama-esta-queimando-destruindo-tudo-em-seu-caminho_17830980.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=b0641ee3-0cf7-4535-9249-8658f2629fbb