O ex-piloto Renato Conill explica como esse esporte desempenha um papel fundamental na promoção do automobilismo.
Foi em 22 de abril de 1979 que a Stock Car foi lançada como categoria no automobilismo. A primeira corrida aconteceu no Autódromo Internacional de Viamão, no Rio Grande do Sul. Paralelamente a esse evento, o ex-piloto Renato Conill fazia sua estreia no mundo das corridas, chegando a vencer provas importantes como as 12 Horas de Tarumã.
Ao longo dos 45 anos de existência da Stock Car, foram realizadas 613 corridas, que serviram de plataforma para o desenvolvimento de pilotos, engenheiros e equipes, promovendo inovação tecnológica e habilidades técnicas. Entre os profissionais que cresceram nesse esporte, Renato Conill destaca a importância da Stock Car e as mudanças ocorridas na categoria em 2024.
Mudanças na Stock Car 2024
A partir deste ano, o campeonato passou a incluir uma corrida sprint, realizada aos sábados durante as 12 etapas, seguida de uma prova principal no dia seguinte. Segundo Renato Conill, “as provas sprint têm duração de 30 minutos, enquanto as provas principais são mais longas e exigem troca de pneus”.
Anteriormente, eram realizadas duas provas curtas, com menos tempo de pista e apenas um momento de competição. “Essa mudança segue um padrão já visto na Fórmula 1 e garante aos fãs da categoria mais dias de provas e novas oportunidades de apreciar o esporte”, completou Conill.
Além da mudança no formato e duração das provas, o treino classificatório também foi alterado. Os pilotos são inicialmente divididos em dois grupos de 16 no Q1, com 10 avançando para o Q2. O número de participantes no Q3 foi aumentado para 8 carros, que disputam a pole position.
A Stock Car também implementou mudanças significativas em seu sistema de pontuação. Agora, os 30 primeiros colocados em ambas as corridas recebem pontos, visando evitar desistências prematuras. A pontuação da corrida principal será 30% maior em comparação com a sprint. Além disso, o número de resultados descartados foi reduzido de quatro para dois.
Alteração no fan push
A última alteração anunciada pela categoria envolve o fan push, que estará disponível em ambas as corridas, porém com um tempo de acionamento menor do que nas temporadas anteriores.
O fan push é um recurso utilizado na Stock Car para proporcionar uma vantagem estratégica aos pilotos durante as corridas. Trata-se de um sistema em que os fãs podem votar, por meio de plataformas específicas, para conceder a um piloto ativações extras do push-to-pass.
O push-to-pass é um botão no carro que, quando acionado, aumenta temporariamente a potência do motor, proporcionando um ganho significativo de velocidade, crucial para ultrapassagens ou para defender a posição. O fan push, portanto, acrescenta uma dimensão interativa à competição, permitindo que os fãs influenciem diretamente o desempenho dos pilotos na pista.
As provas de 2024 estão previstas para terminar no dia 15 de dezembro em Interlagos, principal palco da competição desde o seu lançamento.
A importância da Stock Car
A Stock Car é uma categoria de automobilismo importante no cenário esportivo, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Ela desempenha um papel fundamental na promoção do esporte, atraindo uma ampla base de fãs e proporcionando entretenimento de alta adrenalina.
O esporte contribui também para a cultura automobilística, inspirando novas gerações de entusiastas e profissionais do setor. “A presença de grandes marcas e patrocinadores reforça sua relevância econômica, impulsionando o mercado automotivo e gerando oportunidades de negócios”, conclui Conill.
O piloto de Tarumã
Renato Conill nasceu em Pelotas, RS, em 1950. Aos 17 anos, começou a correr de automóvel em corridas de rua. Sua primeira corrida foi em Rio Grande, RS, e, em seguida, passou a participar de corridas esporádicas, como a inauguração do Autódromo de Tarumã.
Mais tarde, começou a disputar campeonatos regionais e brasileiros, vencendo vários deles e conquistando títulos de campeão e vice-campeão brasileiro. Entre suas vitórias mais importantes estão as 12 Horas de Tarumã (1974) e os 1000 km de Brasília (1983).
No primeiro campeonato brasileiro que disputou, Renato ficou em 6º lugar. Nos anos seguintes, obteve os seguintes títulos: Vice-Campeão Gaúcho em 1980, Vice-Campeão Brasileiro em 1980, Campeão Gaúcho em 1981, Campeão Paulista em 1981, Vice-Campeão Brasileiro em 1981, Campeão Gaúcho em 1982 e Campeão Brasileiro em 1982. Ele fez sua última prova aos 48 anos, nas 6 Horas de Fortaleza, pilotando um protótipo BMW em dupla com Nelson Piquet.
Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/um-carro-laranja-dirigindo-por-uma-rua-ao-lado-de-edificios-altos-vpJO7nHAkSA