Hospedagem por temporada surgiu de uma herança recebida do patriarca e que virou negócio familiar; conheça essa história
Em todo o mundo, os negócios familiares ainda são responsáveis por constituir grande parte do PIB (Produto Interno Bruto). A maioria das principais organizações globais tiveram origens familiares e algumas ainda possuem forte identidade familiar.
Hospedagem por temporada
Em zonas periferias da cidade, o ramo imobiliário se destaca, uma vez que as casas de lá ficam de herança para os filhos e assim por diante.
E na família Lima não foi diferente. Neste caso, os famosos puxadinhos, construções na laje e nos pedaços de terrenos cedidos pelo patriarca da família, Seu Ernesto criou 10 filhos e deixou para eles este pequeno complexo de hospedagem na parte baixa do morro do Vidigal (314). Dos 10 irmãos que herdaram esse pedaço de terra, cinco enveredaram pelo ramo da hospedagem por temporada e viram nesse nicho de mercado uma grande chance de prosperar.
Do clã de irmãos, a mais jovem delas entre as mulheres é a Ana Cláudia Lima, que abriu mão de uma casa confortável construída para desfrutar. Ao identificar o crescimento do turismo na favela, disponibilizou seu imóvel para aluguel por temporada em um famoso portal especializado no assunto.
Ela conta que construiu a casa para viver nela por um ano, mas depois resolveu colocar para alugar por temporada. Seu primeiro hóspede foi um turista que já havia feito um passeio com ela, uma vez que também atua como guia turística. Ele perguntou se conhecia um lugar familiar para ficar e ela ofereceu sua casa. Logo depois tomou conhecimento deste portal especializado em aluguéis por temporada e há seis anos ela hospeda pessoas por um curto período de tempo.
Adesão ao negócio
A adesão ao negócio familiar surgiu pelos próprios irmãos que já alugavam suas casas com esta finalidade. Ana Lima recorda que sempre teve contato com pessoas que a irmã hospedava e depois com os hóspedes do hostel de seu irmão. Ela gostava de estar conectada com pessoas de vários lugares e por isso foi natural enveredar por este ramo de negócios.
Vantagem de negócios familiares
Ana diz ainda que há várias vantagens em ter seus irmãos trabalhando no mesmo ramo. Isso porque eles alugam os imóveis pelo aplicativo de hospedagem e sempre se ajudam, oferecendo a mesma qualidade de atendimento a seus hóspedes. Em suma, eles agem como co-anfitriões uns dos outros, reduzindo ao máximo o tempo de resposta aos hóspedes.
Hoteleria em alta com nicho familiar no interior de São Paulo
No interior de São Paulo, em Ibiúna e Dourado, funcionam as duas unidades do grupo hoteleiro Clara Resorts, comandado por outra mulher, a empresária Taiza Krueder, que diz o quão importante foi o apoio de seu marido e filhos para que o negócio prosperasse. Prova disso, é que o negócio já atua há mais de 20 anos no mercado, focando no segmento de hospedagem para famílias em meio à natureza. E no fim deste ano, o grupo deve inaugurar a primeira fase de um empreendimento dentro do Instituto Inhotim, em Brumadinho, MG.
Sobre o Studio Mar
O Studio do Mar fica na parte baixa do morro do Vidigal (314), oferece duas acomodações independentes para um casal em cada uma. O local oferece também mobília completa e uma bela vista de frente para o mar. Os hóspedes também têm direito a roupas de cama, estrutura para lavar roupas, além de materiais de limpeza, e outras coisas. O local também disponibiliza bicicletas para explorar melhor os pontos turísticos da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Fonte: Foto de Designer07 na Freepik