Avaliação Pós-Ocupação (APO) sobre sustentabilidade ambiental é realizada com moradores por meio de aplicativo
Cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) querem identificar como está a qualidade ambiental de apartamentos que já tenham pessoas residindo. Para chegar a alguma conclusão, eles desenvolveram um aplicativo para smartphone que vai auxiliar na pesquisa. Basta o internauta baixar o app e responder às questões.
Sustentabilidade ambiental de apartamentos em uso
A pesquisa sobre sustentabilidade ambiental de apartamentos em uso é acessada através do aplicativo MEU APÊ disponível neste link. Porém, por ser um aplicativo web, ele é acessado apenas pelo navegador de internet do dispositivo do usuário. Além disso, qualquer morador do país pode participar do levantamento, seja inquilino ou proprietário.
Como é a avaliação
O programa faz a avaliação de um modo lúdico e interativo. São 94 questões e o morador leva em média 30 minutos para responder. Os pesquisadores pretendem compreender e analisar o modo de vida, incluindo os hábitos em relação ao meio ambiente e à caracterização do contexto que cerca a habitação.
Ao final da pesquisa, o aplicativo retorna com uma avaliação a respeito do apartamento e dos hábitos do morador na perspectiva da sustentabilidade, tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Objetivo da Avaliação Pós-Ocupação
Segundo explicam os pesquisadores, a Avaliação Pós-Ocupação (APO) pretende diagnosticar aspectos construtivos, funcionais e de conforto, econômicos, estéticos e comportamentais com ênfase na edificação, no espaço urbano ou mesmo na escala do objeto. O processo também identifica pontos positivos e negativos do ambiente construído, com o propósito de ajudar no aprimoramento de futuros projetos e a manter a qualidade e eficiência nos espaços construídos.
O trabalho, intitulado [SISTEMA APO DIGITAL] Disseminação e aprimoramento de interfaces digitais de avaliação pós-ocupação da qualidade ambiental no habitar é desenvolvido por professores e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) e da Faculdade de Computação (Facom). Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a professora orientadora Simone Barbosa Villa, da FAUeD, pelo e-mail [email protected].
Fonte: Foto de EyeEm na Freepik