Doação de sangue que conta com dia de vale-transporte cresceu em 97,4%
Recentemente, uma pesquisa conduzida pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Imperial College London, revelou que a criação de meios para facilitar o deslocamento de doadores pode contribuir para o aumento nas doações de sangue.
Doação de sangue – aumento do índice
O estudo avaliou a implementação de um vale-transporte de um dia para promover a doação de sangue e seus efeitos de longo prazo. Com isso, os resultados foram positivos, com 438 doações, um aumento de 97,4%.
De acordo com a pesquisadora Lucia Barros, da FGV, o estudo considerou dados de uma campanha. Neste caso, o Hemorio, Hemocentro do Rio de Janeiro, em parceria com uma empresa de aplicativos, concedeu um voucher. E ele funcionou da seguinte forma: todas as pessoas que chamavam o aplicativo para uma corrida que, começava ou terminava no Hemorio, ganhavam um desconto. Tal iniciativa aumentou muito a quantidade de doações. Portanto, os pesquisadores acreditam que o transporte é uma barreira para muitas pessoas deixarem de doar sangue.
Retorno dos doadores no futuro
Por outro lado, mesmo diante dos resultados positivos, também foi revelada que a taxa de retorno dos doadores no futuro, que pode ser explicada pelo acréscimo no tempo de espera para a doação, o que afetou negativamente a experiência.
Mesmo assim, o aumento de curto prazo no número de doações durante o experimento compensou a redução nas taxas de retorno, validando seu efeito.
Políticas públicas
Além disso, a pesquisadora da FGV explana que a iniciativa pode servir de estímulo para o desenvolvimento de políticas públicas. Ou seja, criar medidas que facilitem o transporte até o local de doação pode englobar uma série de comportamentos, e também é um empecilho nos grandes centros urbanos.
Papel dos hemocentros
Por sua vez, os hemocentros devem incentivar mais pessoas a doar sangue. Isso porque muitas vezes o estoque é insuficiente para atender à demanda dos sistemas de saúde. Entre os requisitos para a doação estão idade de 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos.
Fonte: Foto de pakorn1981 na Freepik