Pesquisas do ITA são resultado de seu Encontro Técnico-Científico com representantes da parceria binacional entre Brasil e Suécia, com pontos positivos obtidos em pesquisas sobre Estudos do Domínio Aéreo (ADS, na sigla em inglês).
As atividades ocorreram entre os dias 11 e 14 de março, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), e possibilitaram a discussão sobre os próximos avanços nas áreas analisadas.
Pesquisas do ITA
Pesquisas do ITA foram apresentadas durante a reunião, que foi organizada pelo Laboratório de Pesquisa em Concepção de Sistemas Complexos (CONCEPTIO) do ITA, que concentra parte dos estudos teóricos desenvolvidos até agora.
No local, são pesquisados, entre outros projetos, o Safe Integration of different Manned and Unmanned Aircraft into non-segregated Airspace (SIMUA) e o Virtual Demonstrator (VD), que têm como objetivo, por exemplo, compreender a segurança do espaço aéreo com a integração de diferentes tipos de aeronaves, tripuladas ou não, permitindo a inserção de novas tecnologias em benefício da sociedade.
Troca de conhecimentos
De acordo com o Instituto, durante os quatro dias de encontro, foi possível verificar a troca de conhecimentos entre os pesquisadores brasileiros e suecos e a definição dos próximos passos que fortalecerão as colaborações entre as empresas e instituições envolvidas nos dois países.
Entre as soluções positivas apresentadas estão: a demonstração da integração do projeto Human-Machine Interface (HMI) com a Arena VD, que é uma ótima ferramenta para a validação de conceitos operacionais, além dos resultados obtidos na área de detecção de colisões, com avanços significativos nas tecnologias de segurança aérea.
Já o coordenador acadêmico dos projetos SIMUA e VD, Professor Doutor Christopher Shneider Cerqueira, afirmou ainda que o encontro técnico-científico representa mais um passo significativo na cooperação aeronáutica Brasil-Suécia, destacando o compromisso conjunto com a excelência na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor aeroespacial. “Essa visão compartilhada de inovação certamente impulsionará ainda mais os projetos em andamento”, avaliou.
Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, atividades como essa colocam o país como protagonista em desenvolvimento de tecnologias disruptivas. “Os resultados destes trabalhos serão verificados, no futuro, no dia a dia das pessoas e nós ficamos honrados em fazer parte desse progresso”, apontou.
Do Brasil, participaram do encontro técnico-científico representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e do ITA, além das empresas Embraer, XMOBOTS e ATECH. Já da Suécia, estiveram representantes das Universidades de Linköping (LiU) e Mälardalen (MDU), além das empresas INNOVAIR, Saab, Luftfartsverket e Försvarets Materielverk (FMV).
Futuro
Os estudos na área do ADS abordam temas como:
- sistemas tripulados e não tripulados;
- navegação aérea;
- e aprendizado de máquina.
As atividades são exemplos de resultados positivos oriundos da interação da tríplice hélice da inovação, envolvendo o governo, a academia e a indústria. O encontro da última semana foi mais um dos realizados no ITA desde o início da parceria binacional entre Brasil e Suécia.
Durante as discussões em grupo, foram abordados diversos cenários e soluções relacionadas ao domínio aéreo e, em cada tópico, desde avanços teóricos até simulações operacionais, surgiram percepções valiosas para o progresso da área. Contudo, também houve uma reiteração constante da importância da segurança dos drones e da conformidade com as regulamentações em todas as áreas de operação, ênfase que destacou a necessidade de garantir práticas responsáveis para promover um ambiente aéreo seguro e harmonioso, ressaltando a importância fundamental da consciência situacional no domínio aéreo.
Por fim, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, o Major Especialista em Controle do Tráfego Aéreo Cristian da Silveira Smidt, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), avaliou que “os avanços que podem surgir dessa parceria demonstram a confiança na capacidade de ambos os países em impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento no setor aeroespacial”.
E disse ainda que as discussões sobre o futuro das operações Unmanned Traffic Management, as tecnologias envolvidas e as incertezas enfrentadas no controle do espaço aéreo foram enriquecedoras.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/desenho-de-colagem-de-viagem-espacial_94964717.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=bed76a7e-9ee1-4c63-9aa9-c8e1f8ed92fa