Pró-equidade em políticas públicas terá base na ferramenta do instituto que oferece funcionalidades para auxiliar agentes públicos na formulação e implementação
Na terça-feira (29), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou a plataforma Inclua, ferramenta virtual de diagnósticos e subsídios para auxiliar agentes públicos na execução de políticas públicas no Brasil. Além disso, a iniciativa tem o objetivo de oferecer funcionalidades gratuitas para a identificação de potenciais riscos de desatenção, exclusão e tratamento inadequado de públicos vulnerabilizados na provisão de políticas e serviços públicos. E ainda vai sugerir ações de mitigação nos riscos de reprodução de desigualdades sociais em processos cotidianos de execução das políticas públicas.
Pró-equidade em políticas públicas
Para a realização do diagnóstico para uma pró-equidade em políticas públicas, a plataforma disponibiliza o Guia Inclua e o Diagnóstico online. Os dois convidam agentes públicos a refletirem sobre as possíveis desigualdades no acesso às políticas e aos serviços públicos por meio de questionamentos que envolvem diferentes dimensões de análise e indicadores.
A partir do preenchimento desses formulários, a plataforma indica possíveis fragilidades na inclusão, acesso e usufruto de serviços públicos para segmentos da sociedade considerados historicamente desfavorecidos.
Biblioteca virtual
Contudo, a plataforma conta também com uma biblioteca virtual que oferece recursos em diferentes formatos (vídeos, reportagens, cursos, arquivos em PDF). Os recursos buscam apoiar o processo de enfrentamento aos riscos e problemas identificados, e de curadorias temáticas e uma área exclusiva para interação e trocas de experiências.
Elaboração
O projeto de elaboração da plataforma Inclua foi coordenado pelos pesquisadores do Ipea Roberto Rocha Pires e Marcelo Galiza, e ainda teve o apoio de diversas parcerias. Na avaliação de Pires, a iniciativa oferece de modo inovador subsídios consistentes para apoiar o trabalho de agentes públicos.
“A plataforma combina funções de diagnóstico, avaliação e desenvolvimento de ações levando em conta os desafios enfrentados por agentes públicos. É um grande avanço e vai ajudar a promover a equidade nas políticas desenvolvidas em diferentes níveis de governo.”
Webinar e debates
A plataforma será apresentada ao público em evento de lançamento promovido pelo Ipea, previsto para o dia 28 de abril. Os debates deverão contar com a participação dos pesquisadores e das pesquisadoras que apoiaram a iniciativa, e de representantes das entidades parceiras na realização do projeto.
*Foto: Freepik