Carros Elétricos no Brasil tem baixa procura por conta do valor desse tipo de veículo
Recentemente, pesquisas sobre veículos elétricos confirmam que preço é empecilho para aquisição. É o que revela a pesquisa Ipsos Drivers 2022, divulgada em abril.
Carros Elétricos no Brasil
De acordo com o levantamento do instituto o preço dos cerros elétricos no Brasil é o principal motivo que impede a compra. É o que respondera 49% dos entrevistados. Em seguida, aparece na lista a falta de estações de recarga, para 38%. Já para 34%, o grande problema é a vida útil da bateria.
Em contrapartida, quase 62% dos entrevistados afirmaram que a redução de poluentes é a principal vantagem para ter um elétrico. Além disso, essa percepção sobe para 65% entre os mais jovens (18 – 29 anos). Outra grande vantagem citada pelos brasileiros é a economia de recursos fósseis como óleo e gasolina, mencionada por 47% dos respondentes. E ainda há a possibilidade de usar energia renovável foi ponto positivo para 44,5%.
Desconhecimento do tema
Por outro lado, o levantamento também mediu o nível de conhecimento dos brasileiros em relação aos tipos de carros elétricos disponíveis do mercado. Sobre os carros elétricos movidos a bateria (BEV), 40% responderam que apenas ouviram falar, e 34% disseram que desconhecem. Somente 20% viram ou tiveram contato direto com este tipo de veículo.
Já em relação aos veículos elétricos híbridos (HEV) – que usam motores movidos à eletricidade e à combustão –, quase 34% responderam que não conhecem, e quase 37% responderam que já ouviram falar, e só 22% já viram o veículo.
Entretanto, o maior nível de desconhecimento foi sobre os elétricos híbridos “plug in” (PHEV), que usam motor à combustão combinado com um motor elétrico alimentado por bateria recarregável.
Este modelo é completamente desconhecido para 44,7% dos entrevistados, enquanto cerca de 35% responderam que conhecem somente de nome. Apenas 13% já tiveram contato com o veículo.
Consolidação dos elétricos
Segundo a pesquisa, para 32,7% dos entrevistados, os veículos elétricos no Brasil ainda estão longe de se tornarem maioria nas ruas das grandes cidades. Para este grupo de pessoas, isso só deve acontecer a partir de 2037, ou seja, daqui 15 anos.
Mas há um grupo mais otimista, composto por quase 21% dos respondentes, que acredita que essa será a realidade entre 5 e 10 anos. Já para 14%, os veículos elétricos serão a maioria até 2027, daqui a apenas 5 anos.
Ainda neste quesito, outros 20% acham que essa deve ser a realidade entre 10 e 15 anos. Por fim, quase 13,5% não souberam responder.
Sobre a pesquisa de carros elétricos no Brasil
A pesquisa Ipsos Drivers 2022 ocorreu entre outubro de 2021 e novembro de 2021. Foram feitas 1.549 entrevistas, sendo 572 com pessoas do gênero masculino e 968 do gênero feminino – todos acima de 18 anos e brasileiros. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
*Foto: Freepik