Conclusão da educação básica engloba pesquisa da Saeb, que mapeia perfil dos estudantes e professores da rede pública
Aproximadamente 77% dos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino planejam continuar estudando e trabalhando após concluírem essa etapa de ensino. Por outro lado, 9% dos estudantes do mesmo período escolar não sabem o que farão após concluírem a educação básica. Os dados são alguns dos resultados apurados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Conclusão da educação básica
De acordo com a pesquisa sobre a conclusão da educação básica no país, a ideia é entender o perfil dos estudantes das escolas da rede pública brasileira. Além de saber como eles pensam o futuro e como enxergam a educação que recebem. E quase 96% dos diretores de escolas disseram levar em consideração os resultados dessas avaliações.
Como é feita a pesquisa
O Saeb é realizado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e estudantes do 3º ano do ensino médio. Além disso, professores, gestores e secretários de educação também participam respondendo ao questionário.
Cor ou raça
Em relação a como os estudantes se autodeclaram na pesquisa mais recente, a resposta foi que 46% dos alunos da rede pública, tanto do 5º como do 9º ano, e também do 3º ano do ensino médio, se reconhecem como pardos.
Já sobre o perfil dos professores, o levantamento indicou que 58% dos docentes atuam apenas em uma escola, enquanto 42% trabalham em duas ou mais. A carga horária para eles chega a exceder mais de 40 horas semanais, conforme relataram ao Saeb.
No que diz respeito à satisfação do trabalho na educação, 51% dos entrevistados disseram que as vantagens da profissão superam as desvantagens. Porém, 80% dos docentes disseram estar satisfeitos com o trabalho.
Sobre o Saeb
O Saeb é feito desde 1990, como resultado de um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep, realizador do exame, traçar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por fim, a pesquisa é considerada como “a maior avaliação da educação brasileira”. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
*Foto: Reprodução