Impactos da pandemia na educação afetou o hábito de leitura das crianças, entre outros assuntos
A pandemia de Covid-19 impactou de fato a educação no Brasil? E o hábito de leitura das crianças a partir do que era passado em sala de aula? Estes e outros assuntos voltados ao tema que um grupo de pesquisa com representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tenta responder.
Impactos da pandemia na educação
Além disso, os impactos da pandemia na educação acarretam em uma pesquisa que tem por objetivo sugerir e agir para tentar reverter as perdas educacionais com os anos de ensino remoto por conta das medidas restritivas e de proteção.
Contudo, o projeto é um desdobramento de várias ações feitas pelos grupos de pesquisas vinculados aos programas de pós-graduação em Educação da UEL e de outras cinco instituições estaduais e federais de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Alagoas e Maranhão.
São quase 30 pesquisadores participando, entre docentes, alunos de mestrado e doutorado e egressos de iniciação científica. Em outro levantamento, o grupo de pesquisa constatou que o número de crianças de seis e sete anos que não sabem ler e escrever cresceu 66,3% entre 2019 e 2021.
De acordo com a professora Adriana Regina de Jesus, da UEL, que coordena o projeto:
“A pandemia implicou de forma significativa a educação, e os professores tiveram que reinventar a prática pedagógica. Antes, a maioria não tinha domínio da tecnologia, mas tiveram que praticar e tentar, de alguma forma, dar continuidade ao processo de aprendizagem. A maioria dos professores que já identificamos não tinha formação para trabalhar com tecnologia, os alunos não tinham acesso adequado, não tinham computador e nem espaço para participar da aula.”
Foco da apuração
Por fim, segundo Adriana, o foco da apuração são os alunos da chamada “escola da infância”, que abrange as crianças de zero a dez anos.
“Os alunos dos anos iniciais e educação infantil aprendem a partir da interação. O ensino remoto não foi interessante para o processo de aprendizagem e deixou claro para todos que a educação a distância não funciona com alunos da escola da infância. Pode funcionar com adultos e quem tem autonomia do processo formativo.”
*Foto: Reprodução