Pauta ambiental e científica ganharam espaço nos últimos tempos, principalmente no período de pandemia e também por conta do desmatamento em alta
Nos últimos tempos, o Brasil tem falado mais sobre pauta ambiental e científica. Mas, tais temas enfrentarão desafios a respeito do novo Congresso que se formará, após a conclusão das eleições presidenciais.
Pauta ambiental e científica no Congresso
A pauta ambiental e científica, apesar de nunca terem sido protagonistas na política brasileira, ganhou espaço no debate político na pandemia e com o desmatamento em alta.
Além disso, as eleições nacionais de 2022 ocorrem em meio a duas crises globais: a pandemia de covid-19, que desde 2020 deixou 686 mil mortos no Brasil, e a mudança climática, na qual o país é protagonista por abrigar a maior parte da floresta amazônica.
Contudo, tanto na crise sanitária quanto na ambiental, o governo de Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, ignora medidas recomendadas pela ciência. Sendo assim, cientistas e ambientalistas lançaram candidaturas ao Congresso em 2022. Tal atitude configura uma aposta na presença desses temas no debate público e na campanha eleitoral.
Análise da Nexo
Por outro lado, o portal Nexo revelou qual foi o saldo dessa iniciativa, ao relembrar as candidaturas que foram lançadas e destacaram as que foram e as que não foram eleitas. E também avaliaram quais foram os desafios desse movimento em 2022 e qual é o futuro da pauta ambiental e da ciência na política.
As mobilizações da campanha de 2022
Até o momento, a campanha de 2022 foi marcada por iniciativas de movimentos sociais, de cientistas e da sociedade civil para lançar candidaturas à Câmara dos Deputados, ao Senado e às assembleias legislativas estaduais em defesa dos direitos humanos, do meio ambiente, da ciência e da educação na política.
Com as candidaturas, parte desses grupos anunciou na campanha o objetivo de criar novas bancadas temáticas no Congresso, como uma “bancada do cocar”. Esta é composta por indígenas; e uma bancada da ciência e da educação para defender a autonomia universitária e incentivos para pesquisas.
Bancadas – significado
Bancadas temáticas são agrupamentos de deputados e senadores que se reúnem na defesa de causas em comum. Os exemplos mais conhecidos são a bancada ruralista, a evangélica e a da bala. Também há uma bancada ambientalista, apesar de menor visibilidade.
Frentes parlamentares
Por fim, um modo de organização temática no Congresso são as frentes parlamentares. Porém, elas nem sempre são coerentes em sua atuação. Atualmente, há, por exemplo, uma frente ambientalista, que reúne 216 deputados federais. Entretanto, diversos projetos de lei que afrouxam a proteção ambiental passaram com facilidade na Câmara na atual legislatura— com a ajuda, inclusive, de membros da própria frente, como o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
*Foto: Reprodução