Bem-estar da mulher, sob o edital da parceria, visa selecionar um aluno PhD para realizar estudo que mapeie se o uso de anticoncepcionais hormonais e outros diferentes métodos podem impactar o olfato da mulher
O Einstein e o Grupo Boticário acabam de lançar o Edital “Grupo Boticário: Estudo da Relação do Olfato Feminino e Contraceptivos”. O projeto visa selecionar um aluno PhD para realizar um estudo de saúde que vai mapear se o uso de anticoncepcionais hormonais e outros diferentes métodos podem impactar o olfato da mulher.
Bem-estar da mulher
Além disso, a parceria com o propósito de gerar o bem-estar da mulher, ocorre por meio do Programa Einstein de Inovação em Biotecnologia. Lançado em junho de 2022 pela organização, o objetivo é fomentar pesquisas translacionais em biotecnologia e desenvolver novos produtos, em parceria com o Centro de Pesquisa do Olfato (CPO) do Grupo Boticário, inaugurado em dezembro de 2021.
Estudo de 12 meses
Quem for selecionado irá conduzir o estudo ao longo de 12 meses na Eretz.bio Biotech, que fica sediada no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo. O projeto conta com apoio dos especialistas e da estrutura do Einstein e com suporte do time do Grupo Boticário.
Segundo Rodrigo Demarch, diretor de Inovação do Einstein:
“O Brasil é um país que tem um potencial enorme em Biotecnologia aplicada à saúde e, agora, nosso Programa ganha um parceiro importante como Grupo Boticário. Essa aliança representará um catalisador para as possibilidades da biotecnologia no setor voltado ao bem-estar e saúde da mulher.”
Olfato da mulher
Contudo, a parceria, segundo o Grupo Boticário, irá fomentar e difundir conhecimento sobre o olfato para além dos desdobramentos comportamentais, visando também a qualidade de vida. É o que explica Cesar Veiga, Perfumista do Grupo Boticário:
“A iniciativa tem como ponto de partida a inter-relação entre o olfato e os demais sentidos no uso de métodos contraceptivos, bem como buscar respostas fisiológicas e comportamentais. O aroma marca momentos, nos transporta entre tempos e resgata emoções vividas – foi partindo da afetividade acerca do olfato que surgiu o Centro de Pesquisa do Olfato no final de 2021 e, consequentemente, esta parceria.”
A parceria do Centro de Pesquisa do Olfato (CPO) – iniciativa do Grupo Boticário dedicado ao estudo do sentido, por meio do desenvolvimento tecnológico e científico, tem o objetivo de fomentar e difundir conhecimento em torno do tema. E ainda integra um projeto do Grupo para alavancar o potencial de pesquisa, desenvolvimento e inovação até 2023.
Como se candidatar
Para se candidatar, é preciso acessar o site do edital até o dia 31 de março. A seleção será realizada em quatro etapas. Na primeira fase, o participante deverá enviar a documentação solicitada, que abrange: currículo lattes, carta de apresentação descrevendo a experiência em relação às qualificações básicas e preferenciais do programa, carta de recomendação profissional e um projeto na área de biotecnologia aplicada à saúde no tema de impacto dos métodos contraceptivos hormonais no olfato das mulheres.
As outras três fases consistem em: pré-seleção com análise curricular e de documentação, e curadoria dos projetos do ponto de vista técnico e regulatório – feitas pelos especialistas do Programa Einstein de Inovação em Biotecnologia e do Grupo Boticário; além de banca final em formato presencial ou virtual, com 20 minutos para apresentação e 30 minutos para arguição.
Bolsa de estudos
Por fim, como parte da pesquisa translacional, ou seja, que visa levar os resultados do estudo ao mercado, o edital abrange ainda uma bolsa para o PhD selecionado, além de capacitação BA área de empreendedorismo em saúde e oportunidade para entender todas as fases necessárias no desenvolvimento de um novo produto na área de biotecnologia.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Elly Johnson)