Egressos de residências em saúde que tenham concluído um programa de residência no Brasil estão convidados a responder o questionário eletrônico, que leva em torno de 10 minutos
O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está apoiando a realização de pesquisa nacional com egressos de residências em saúde, realizada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Egressos de residências em saúde
Intitulada “Concluintes e egressos como fontes de dados para avaliação de programas de residência”, a pesquisa sobre os egressos de residências em saúde é coordenada pela Prof. Adriana Cavalcanti. O objetivo é analisar experiências e percepções de concluintes e egressos sobre a residência e suas consequências para o trabalho em saúde. Além disso, o estudo também investiga necessidades de informação oriunda de concluintes e egressos para avaliação e aprimoramento da oferta de programas. O projeto foi aprovado por comitê de ética em pesquisa da Fiocruz em outubro de 2022.
Apresentação da pesquisa
A formação de especialistas é estratégica para a qualidade dos serviços de saúde e para a atenção às necessidades da população. As residências em saúde formam especialistas nas diversas áreas do conhecimento e incluem componente prático e teórico. Essa modalidade de pós-graduação deve apoiar os especializandos a desenvolverem capacidades técnicas e éticas de modo a atuarem com competência em equipes multiprofissionais de saúde.
Coleta de dados
Já a coleta de dados quantitativos ocorreu por meio de formulário eletrônico autoaplicável, respondido por egressos de residências médicas ou em área profissional de saúde.
Sendo assim, todos os especialistas que tenham concluído um programa de residência no Brasil estão convidados a responder o questionário eletrônico, que leva em torno de 10 minutos. As questões abordadas no formulário incluem temáticas como:
- atuação do especialista no estado em que se formou;
- mudança de especialidade;
- carga de trabalho;
- satisfação profissional;
- percepções sobre qualidade de vida e trabalho;
- oportunidades de aprendizagem propiciadas pela residência;
- e preparação para o mundo do trabalho.
Serviço
Para mais informações, basta acessar a página oficial do programa ligado à Fiocruz.
*Foto: Reprodução/Pixabay (Yerson Retamal)